A arte de Alice Candeias

"A leveza de suas pinceladas faz-se notar a cada obra que se observa. Sua pintura encanta ao olhar onde traços vigorosos contrastam com uma harmonia deliciosamente reconfortante. O brilho, o contraste de luz e sombras desvenda a personalidade da artista que despeja em cada porção de tinta, um pedaço de seu coração."

Alice é uma das únicas artistas plásticas do Brasil especializadas em pintura de painéis em azulejos, além de óleo sobre tela, especialmente flores.
 

Seus grandes painéis sobre azulejos retratam figuras sacras, logotipos, paisagens, flores outros motivos e são largamente utilizadas em residências, jazigos, igrejas, portais de cidades, empresas, etc.
 

"Quero que meus paineis em azulejos sejam apreciados pelos seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos." 

Técnica de pintura e queima de azulejos.​



A grande vantagem dos paineis em azulejos é que eles irão sobreviver ao tempo, se forem instalados com cuidado e não forem diretamente atacados (vandalismo, choques violentos, etc), durarão para sempre. No mundo todo há milhares de paineis que datam de várias centenas de anos, lembra-se dos paineis que estão na Rodovia Anchieta? Alguns datam de mais de dois séculos.

 

O segredo é a queima. Após pintados, os azulejos são queimados em um forno especial que faz com que a tinta adira a sua superfície convertendo-se no próprio azulejo. 

A ação do tempo não conseguirá mudar suas características, ao menos que se quebrem ou rachem por falta de qualidade de materiais.

 

É por isso que os azulejos escolhidos são de primeira qualidade, pois quero que seu painel seja visto pelos seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos, e isto é perfeitamente possível.

 

A tinta também é muito especial, feita de pigmentos importados, ela vem em pó e precisa ser literalmente "construida" para poder ser utilizada.

As camadas não podem ser sobrepostas, o que faz da pintura sobre azulejos, especialmente complexa, exigindo grande destreza do artista.

© 2016 by Sivuca

  • Facebook
  • Instagram