A criação de um painel de azulejos

Painel de Azulejos Nossa Senhora de Guadalupe

Você já deve ter visto painéis de azulejos como o que está na serra de Santos. Aquele painel foi pintado no final do século XIX e continua lá até hoje.

Se fosse pintado hoje, ele não ficaria diferente, veja na fotografia logo abaixo, um painel recém instalado em uma igreja no interior de Minas Gerais.

 

Pintura

 

Cada painel de azulejos é feito de muitas peças que são pintadas com tintas especiais apoiados em uma estrutura. A imagem desejada é estudada e desenhada sobre os azulejos a lápis. Enquanto isto são feitos estudos com as cores, tintas e pincéis que serão utilizados. Este processo pode levar muitos meses dependendo da complexidade da obra.

 

Queima

 

Depois de pintados, os azulejos são levados a um forno onde são submetidos a altas temperaturas que fazem o cozimento da tinta que adere ao azulejo para sempre. Este processo requer no mínimo um dia para finalizar a queima até que o forno possa ser aberto. Após a primeira queima, novos retoques são feitos e novas queimas acontecem até conseguir chegar ao resultado final em termos de profundidade de cor, tonalidade e brilho. Enquanto úmida, a cor nunca é igual ao que ficará depois da queima.

 

Envio

 

Uma vez terminada a obra, ela está pronta para o envio. Os azulejos são numerados em sequência para facilitar a instalação e para serem enviados, eles são acondicionados em caixas feitas para este fim. Eles são separados e embalados um a um para evitar que se toquem durante o transporte. Quando a quantidade é grande, utilizamos duas ou mais caixas, cada uma com uma parte do painel.

 

O envio é sempre feito por SEDEX com seguro no valor da obra para reduzir os transtornos caso desgraçadamente algum azulejo se quebre.

 

A probabilidade de quebra é pequena nessas condições, mas já aconteceu, então todo cuidado é pouco.

 

Instalação

 

Depois de instalados por um azulejista competente, os paineis em azulejos irão durar quase para sempre.

 

Um painel de azulejos é uma obra maravilhosa e ele irá sobreviver a você, tornando-se uma herança para seus filhos, netos e as gerações futuras por vir.

 

 

© 2016 by Sivuca

  • Facebook
  • Instagram